quarta-feira, 30 de maio de 2012

Livres ou escravos?





Num dia desses, intermediando uma discussão de minha irmã com minha mãe, ouvi uma definição exata para aqueles que se dizem tão livres, que só fazem o que querem, gostam e somente quando querem: são os escravos de suas vontades. 

Ela, minha mãe, severamente carregava na tinta quanto à algumas atitudes da minha maninha, mas me fez pensar nas outras pessoas à minha volta que já conheci nessa situação.

Sabe aquela pessoa que defende seus ideais, atitudes e escolhas acima de tudo e todos, sem ponderar na troca benéfica que pode resultar em ceder ou participar de uma escolha diferente da que está acostumado? É desse tipinho que estou falando.

São esses que se dizem cheios de si, de personalidade reta e única que se tornam na verdade as mais intragáveis companhias em determinadas situações. Situações que exigem mais humildade, compartilhamento e companheirismo estão sempre a nos indagar se não está na hora de realocar nossos conceitos.

De que adianta gabar-se de tamanho domínio de si mesmo se o mundo para girar depende da interação entre as pessoas? E mais: para haver interação entre as pessoas muitas vezes será necessário se adaptar aos preceitos dos outros. 

Estou farta de ter por perto pessoas que se dizem pregadoras da Liberdade, mas que não absorvem, nem liberam nenhum pressuposto estabelecido. Estes são na verdade falsos-libertinos que na verdade se apresentam muito mais conservadores do que carolas e pastores.

É importante ressaltar que não direcionei esse lamento a ninguém porque todo mundo, inclusive eu, cabe neste papel, mas se a carapuça serviu, vista-a. E, de preferência, reveja a sua consciência, escolha mais e permita-se mudar de opinião. Isso não é um crime. Pois pode ser que esteja perdendo o melhor da grande brincadeira que é viver em toda a sua plenitude (crescer, doer e evoluir). Véi, na boa, você está fazendo isso errado.

2 comentários:

Anônimo disse...

"...permita-se mudar de opinião. Isso não é um crime. Pois pode ser que esteja perdendo o melhor da grande brincadeira que é viver em toda a sua plenitude." Adorei essa passagem dos seus pensamentos..rs. Quis te procurei, achei. Ass.: A menina catuabeira....lendo livreti de bolso do Almodóvar, Fogo nas entranhas...rs. Ps.: Nao sei se o primeiro comentário foi postado, se sim, sorry...rs

Anônimo disse...

*quis te procurar